Logo Tá Bombando na net

Zika vírus não impede o aleitamento materno

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou sua posição oficial a respeito do aleitamento materno por mulheres com zika vírus

Após a suspeita de que o vírus pode ser transmitido por meio da amamentação. A SES informou que “ratifica” o comunicado publicado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. O documento frisa que não há evidências suficientes para modificar as condutas adotadas atualmente a respeito do aleitamento materno.

Amamentação

Essa é a mesma posição adotada pela coordenadora do Banco de Leite Humano do  Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Vilneide Braga. Segundo ela, o importante é acalmar as mães, esclarecer dúvidas e derrubar mitos sobre a questão. “Isso é uma conjectura, a possibilidade de transmissão pelo leite humano, mas, assim como outras doenças, é um risco muito menor. Assim como a partícula viral, o leite vem com o anticorpo que a mãe produziu. Se o bebê está num ambiente em que a mãe tem zika, ele também tem o risco, mas esse risco de pegar pelo leite é infinitamente menor do que ele pegar pelo mosquito”, explicou.

Deixe seu comentário: